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Cinema & Literatura

Público-Alvo: A partir de 17 anos

Datas: Às quintas-feiras

Horário: Das 18h00 às 18h30 – lanche/ Das 18h40 às 21h00 - Aula

Duração: 4 meses – 02/03/2023 a 13/07/2023

Inicio: 02 de fevereiro às 18h00

Local: Auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot

Endereço: Av. Dr. Cavalcanti, 396 - Complexo Argos - Centro - Jundiaí-SP

Responsável: Carlos Zaik – Cineasta.

 

Curso gratuito.

LEIA ATENTAMENTO O REGULAMENTO A SEGUIR:

 

1. O curso é gratuito, bem como o material fornecido durante o mesmo, portanto é imprescindível ao inscrito comprometer-se em participar das aulas e das atividades extraclasse;

2. O candidato não pode ter participado do projeto nos últimos 12 meses;

3. Os encontros ocorrerão uma vez por semana, às quintas-feiras, das 18h00 às 21h (das 18h00 às 18h30 – lanche/ Das 18h40 às 21h00 – aula) no Auditório da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot. Além dos encontros gerais que acontecem todas as quintas-feiras, haverá também os encontros de consultorias, que acontecerão todas às terças-feiras das 19h00 às 21h00, por especificidades (ex: 2 encontros específicos para diretores, 2 encontros para roteiristas, e assim por diante). É importante que o aluno tenha disponibilidade;

4. As inscrições devem ser realizadas de 01 de fevereiro 2023 à 17 de fevereiro de 2023 exclusivamente pela internet, pelo site da Biblioteca Municipal com posterior assinatura da ficha de inscrição e termos de cessão de imagem e de voluntário, tendo em vista que se trata de um curso audiovisual com a produção de um filme curta-metragem. Os menores de 18 anos deverão ter sua ficha assinada por um responsável legal;

5. Serão ofertadas 50 vagas para o 1o semestre de 2023 do curso Cinema e Literatura - 6a Edição, para Jundiaí e região;

6. 20% das vagas serão destinadas a pessoas com necessidades especiais; não havendo procura, o preenchimento dessas vagas, é livre;

7. Para alunos que tiverem entre 50% e 70% de participação ativa na produção de seu filme, terá o diploma de conclusão do curso, o aluno que não participou do filme, mas tem 60% de frequência, terá o diploma de participação. 

8. Cada aluno, dentro de sua produtora, não deve ocupar mais que um cargo de direção, ex: diretor e roteirista ou diretor e diretor de fotografia. O não cumprimento desta regra pode implicar na desclassificação do participante;

9. O curso é teórico-prático e executado dentro do auditório da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, tendo os participantes a oportunidade de criar suas próprias histórias, inspirada ou baseada em um livro da biblioteca. Sendo assim, o participante não deve apresentar como ou propor a produção de conteúdo restrito, militante nas áreas políticas, religiosas, étnicas ou ideológicas, evitando-se discussão de qualquer natureza;

10. O aluno pode ser desclassificado e afastado do curso por motivos de indisciplina e desrespeito aos colegas e professores, ou as regras do curso, sendo isso de decisão simples do corpo docente ou do coordenador do curso, de caráter irrevogável;

11. Aquele que se inscreve no curso, deve ter ciência que a Vidapontocom fornecerá todos os equipamentos, acompanhamento e consultoria durante a realização dos filmes, absorvendo a maior parte dos custos de produção, restando aos participantes a participação voluntária e gastos imediatos de menor monta. Por ser dinheiro público, o participante entende e concorda em ceder os direitos de veiculação em quaisquer mídias, de todo conteúdo produzido durante o curso, incluindo os filmes e making of, estando ciente que é de direito de uso prioritário para veiculação nos diversos meios pela Associação Vida.Com e seus parceiros, podendo a instituição ceder o direito de veiculação para uso em festivais e em outros meios, aos grupos de alunos participantes e idealizadores da obra, a quem pertence o direito moral, sendo que o direito patrimonial para veiculação é da instituição Vida.Com, não podendo de forma isolada ou em grupo de participantes se contrapor contra sobre a veiculação ou direito de uso do mesmo; os inscritos no curso Cinema e Literatura concordam sobre filmes produzidos, que a Associação Vida.Com tem o direito patrimonial, sobre os filmes resultantes, por serem realizados com dinheiro público, podendo publicá-lo em diversas mídias, como internet, televisão, festivais e afins.

12. Os participantes se comprometem a respeitar a legislação vigente, bem como a classificação indicativa, seja na elaboração do roteiro ou nas filmagens, conforme normas aplicáveis e vigentes à época da realização dos trabalhos; 

13. Os conteúdos elaborados devem ser prioritariamente tema livre, ou no máximo recomendados para até 12 anos na classificação indicativa;

14. O curso apenas se propõe ao ensino de técnicas e está aberto ao público em geral, de forma gratuita e voluntária aos participantes, portanto, a mostra com o resultado final deve estar apta a ser frequentada por crianças e adultos, sendo de classificação livre;

15. Os filmes, atingindo a qualidade para exibição, poderão participar da mostra no cinema, em uma sessão especial, bem como concorrer ao troféu Oscar Júnior.

16. Um ator/atriz não pode estar em mais de um filme do Cinema e Literatura.

17. As gravações ocorrem em horário pré-determinados com a equipe da Associação Vida.Com, sendo que as locações devem ser dentro da cidade de Jundiaí e região, em caso de uma locação muito distante, a quantidade de horas disponibilizadas será reduzida, devido a longa distância do deslocamento da equipe e equipamentos. Sendo que todas as locações deverão ser consultadas previamente, se estão de acordo com as regras da Associação e preservação da segurança dos membros da equipe.

18. É de inteira responsabilidade da equipe, encontrar objetos de cena, elenco, locação, para a produção do filme, sendo que a Associação Vida.Com, não arcará com custos extras de produção.

19. Os alunos se responsabilizam em realizar o transporte de equipe e elenco até o local de gravações, bem como os equipamentos da Associação Vida.Com.

20. O produtor de cada equipe deverá estar presente nos dias de gravação, para retirada dos equipamentos, que deverão ser informados uma semana antes para organização de checklist.

21. Os livros escolhidos para defesa dos filmes, devem ser livros nacionais em domínio público, bem como os direitos de tradução. Conta livros em domínio público, aqueles que já tem 70 anos ou mais desde a data de sua publicação. Ou então, livros com expressa autorização do autor, obedecendo os tramites legais, das leis de direitos autorais. Os livros escolhidos devem estar no acervo da Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, ou ser incorporado a mesma.

22. Os livros adaptados nos últimos três anos do curso Cinema e Literatura, não poderão ser escolhidos para defesa nesta edição.

23. Serão produzidos filmes curta-metragem de até no máximo 15 minutos, incluindo os créditos.

24. As equipes que não entregarem os documentos de produção na data agendada, não terão o filme exibido na Mostra de Filmes.

25. Na formação dos grupos, denominados produtoras, não é permitido que estejam dentro do mesmo grupo, parentes consanguíneos, casais de qualquer natureza, nem namorados, a fim de que cada membro do grupo tenha o mesmo peso de opinião.

26. O critério de escolha não será por ordem de chegada, mas sim de acordo com as respostas no formulário em questão, que apresente os alunos com maior interesse no curso.

26. PARA EFETIVAR SUA INSCRIÇÃO, ESCOLHA UM LIVRO DO ACERVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “PROF. NELSON FOOT” E RESPONDA A SEGUINTE PERGUNTA: QUAL LIVRO VOCÊ TORNARIA EM UM FILME? POR QUÊ?
A) NOME DO LIVRO
B) AUTOR
C) POR QUE VOCÊ O TRANSFORMARIA EM FILME?
 

VAGAS LIMITADAS

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