top of page

Quem somos

Esperança por meio da cultura
A Associação

Afim de promover ações sociais, culturais e educativas para oferecer melhores oportunidades de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o publicitário Carlos Zaik fundou em 2007 a Associação Vida.com, uma organização civil sem fins lucrativos focada na reintegração social. A entidade, que em 2015 recebeu o título de utilidade pública pela Prefeitura de Jundiaí, atua hoje em diversas frentes, sempre com o objetivo de ser um agente de transformação por onde passa, com atividades de apoio para toda a família.

 

A História

A vida dele daria um filme. Talvez daí tenha vindo seu interesse pelo cinema. Mas nunca pensou que estudaria a sétima arte, já que após a infância passada na Febem, em decorrência da morte precoce dos pais, uma sala de aula nunca foi seu lugar preferido. Em contrapartida, ele adorava participar dos cursos livres e oficinas que eram oferecidos na então chamada Unidade Educacional de Mogi Mirim, onde viveu por 5 anos. Mas foi na UE 23, que ficava em São Paulo e para onde foi transferido aos 17 anos, que ele teve seu primeiro contato com o trabalho social como de fato deve ser.

Um novo diretor assumiu e ele tinha a revolucionária atitude de: ouvir os meninos. O ainda jovem profissional conversava com os internos para saber deles o que dava para ser melhorado naquela unidade e montou uma pequena diretoria, formada pelos próprios garotos, que pela primeira vez podiam emitir suas opiniões e até sugerir novos projetos. Carlos Zaik propôs, então, a realização de uma festa com a presença de convidados de fora da Febem passando o dia ali com eles, para fazer com que aqueles “menores” se sentissem parte da sociedade. A festa aconteceu. Ele se sentiu importante e levou para vida a lição de como fazer obras sociais.

Depois de um longo caminho, estruturado em, talvez, até mais que três atos, alguns pontos de virada, muitos personagens, um pouco de ação e unidades dramáticas a perder de vista, Zaik criou, em 2007 o Construindo Possibilidades e, logo depois, a Associação Vida.Com.

 

Conselho Administrativo

Carlos Zaik – Presidente

Geraldo Macena Catarino – Vice-presidente

Edna Cristina de Jesus Santos Catarino – Diretora financeira

Hudson Silvestre da Silva – Diretor Administrativo

Ivone Monteiro Coutinho – Diretora de Ensino

 

Conselho Fiscal

Talita Cristina Zorzi Mota – Presidente

Edison Eliezer Ferreira – 1º Conselheiro

Gustavo Henrique dos Santos – 2º Conselheiro

bottom of page