Pedal solidário arrecada presentes para crianças carentes de Jundiaí

Ação integra o projeto Natal Feliz, da Associação Vida.Com, e reúne cerca de 80 ciclistas com parada na Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Que uma boa pedalada faz bem para saúde de quem pratica não é novidade nenhuma, mas a onda de pedais solidários mostrou que é possível unir os benefícios do esporte a ações capazes de transformar outras vidas. E foi pensando nisso que o metalúrgico Celso Rodrigues criou em 2015 o Pedal Natal Feliz, que hoje integra oficialmente o projeto que marca o encerramento das atividades anuais da Associação Vida.Com.

O Natal Feliz funciona da seguinte maneira: a ONG realiza uma grande festa para entregar a crianças carentes, cadastradas previamente no projeto, um kit presente composto por brinquedo, roupa e sapato comprados especialmente para elas por meio de apadrinhamento. Os voluntários da entidade são os responsáveis por encontrar padrinhos e madrinhas suficientes para atender a todas as crianças inscritas, no entanto, às vezes não conseguem atingir a meta. “Em 2014, meu primeiro ano de Vida.Com, eu consegui angariar poucos kits para o Natal Feliz, então precisava de uma estratégia melhor no ano seguinte. Tive a ideia de fazer um pedal solidário para arrecadar dinheiro e comprar eu mesmo os kits faltantes”, conta Celso.

A ação de 2015, no entanto, não deu muito certo. Celso conseguiu reunir apenas nove ciclistas, levantando um total de R$90,00. “Acho que por ser dinheiro, o pessoal ficou um pouco desconfiado. O montante não foi suficiente nem para comprar um kit completo sequer”.  Mas Celso não desistiu e para 2016 reviu novamente sua estratégia de arrecadação. Ele decidiu pedir como inscrição a doação de brinquedos, para ajudar na montagem dos kits, e também caprichou na divulgação. “Tivemos a presença de aproximadamente 80 pessoas e a maioria trouxe doações, foram 68 brinquedos no total. Na minha opinião já foi um sucesso, tivemos até a doação de uma bicicleta”, lembra animado.

Pedal Natal Feliz 2017

Empolgado com o sucesso da edição de 2016, Celso e toda equipe que agora participa da organização do Pedal Natal Feliz com ele já estão preparando ainda mais novidades para este ano. “Passei a participar de outros pedais solidários e em alguns havia sorteio de brindes no final. Achei a ideia boa e agora quem levar um brinquedo novo ou em perfeitas condições de uso vai concorrer a squeezes, bonés, camisetas, vales desconto em lojas, etc.”

O sorteio será realizado numa parada na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, uma das fazendas mais bonitas da região e que fica na metade do percurso de 25km. Haverá um intervalo para quem quiser comer o café da manhã vendido lá e, em seguida, o grupo segue para o restante do caminho. Celso garante que qualquer pessoa consegue participar. “Faremos uma trilha para iniciantes, então todos podem ficar tranquilos que vão chegar inteiros no final. Para quem já está acostumado, há uma equipe que depois da parada na fazenda vai seguir por um outro percurso, mais longo”, explica.

Este ano, o Pedal Natal Feliz será dia 12/11 e para participar é só levar um brinquedo, ou um kit presente completo se preferir, a partir das 7h e trocar por um número de sorteio. O ponto de encontro é o estacionamento ao lado da pista de aeromodelismo do Parque da Cidade. Às 8h30, as bicicletas caem na estrada! É obrigatório o uso de capacete.

Natal Feliz

O Natal Feliz é uma ação social que oferece a crianças de baixa renda de Jundiaí a oportunidade de desfrutar de momentos de alegria no fim de cada ano. Produzimos para os pequenos uma grande festa onde entregamos um kit presente composto por sapato, roupa e brinquedo comprados especialmente para cada um. A ideia é atenuar os danos que uma vida carente de recursos materiais e afetivos pode causar ao futuro dessas crianças, que têm ainda a chance de participar de outros projetos da Vida.Com. A ação é realizada anualmente desde 2007 e marca o encerramento das atividades da ONG.

Associação Vida.Com

Afim de promover ações sociais, culturais e educativas para oferecer melhores oportunidades de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi fundada em 2007 a Associação Vida.com, uma organização civil sem fins lucrativos focada na reintegração social. A entidade, que em 2015 recebeu o título de utilidade pública pela Prefeitura de Jundiaí, atua hoje em diversas frentes, sempre com o objetivo de ser um agente de transformação por onde passa, com atividades de apoio para toda a família.

Serviço

Pedal Feliz 2017

Data: 12/11/2017

Horário inscrição: das 7h às 8h

Horário saída: 8h30

Ponto de Encontro: Parque da Cidade (Estacionamento ao lado da pista de aeromodelismo)

Entrada: Um brinquedo novo ou em perfeitas condições de uso

Mais informações, clique aqui.


Pessoa Física

Acesse o nosso canal no portal.
Apoia-se

Escolha uma das opções de apoio ao nosso projeto.

Conclua sua contribuição e receba uma de nossas recompensas.

Pessoa Jurídica

Acesse o nosso canal no portal.
Apoia-se

Escolha uma das opções de apoio ao nosso projeto.

Conclua sua contribuição e receba uma de nossas recompensas.